sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

O público é privado.

O leitor que passar pela marginal pinheiros vai se surpreender com uma gigantesca construção de mais de 130 metros de altura. É a nova ponte que interligará a avenida Ágras Espraiadas à Marginal do Rio Pinheiros. Essa é a avenida que o Maluf fez a um custo superior ao do canal submarino construído na Europa.

Pois bem, vamos aos números. A Gigantesca obra custará aos cofres públicos a bagatela de 230 milhões de reais. E Este é o custo estimado, sem computar eventuais atrasos ou modificações de emergência no projeto.

Pois bem, em 2008 São Paulo deve ganhar mais 53 quilômetros de corredores de ônibus. O custo total das obras é de 314 milhões de reais.

Ponderemos caros leitores. É importante uma ponte que interligue a avenida às marginais? Sim é importante. A região é um dos centros comerciais mais importantes de São Paulo. Mas a pergunta é: Quem se beneficia deste investimento? Quem anda de carro. A Ponte certamente não será um corredor de ônibus.

Temos a maior frota da América Latina nas ruas. Rodízio, poluição, metrôs e trens lotados e aplicamos em uma única obra que vai beneficiar quase que exclusivamente o transporte individual uma quantia suficiente para construir mais 47 quilômetros de corredores de ônibus.

Será mesmo que no batalhão de engenheiros de trânsito e urbanistas que compõem a equipe da prefeitura ninguém gritou o absurdo que isso significa? E se gritou porque não foi ouvido?

Os interesses privados mais uma vez se sobrepõem ao interesse comunitário. A região foi extremamente valorizada, há edifícios gigantescos em construção na região.

Alguns podem argumentar que, uma vez que o volume de pessoas na região deve aumentar em função da concentração de empresas se torna necessário este tipo de obra. Porque não restringir esta concentração e fazer com que as empresas se desloquem para a periferia? Isso sim desafogaria o trânsito e o metrô.

Mas o dinheiro para estas obras veio dos nossos bolsos. Do nosso IPTU e do ISS que cada cidadão paga. Se são necessárias de obras como essa para viabilizar empreendimentos imobiliários de alto padrão e custo eles que façam o investimento.

Quem manda na nossa cidade é o mercado imobiliário e não os cidadãos. E eles constroem como querem. O poder público simplesmente reage.

E assim a vida segue senhoras e senhores. Bem devagar e só das 10:00 as 17:00.

7 comentários:

Anônimo disse...

Alemão,
Está explicado o porque cada vez mais, estamos mais para servidão do que para a cidadânia.

Grupo Parampará disse...

Ola Emerson! Tudo bom? Puxa, quanto tempo.... Tenho saudades dessa família maravilhosa. Adorei seu texto. Eu acho que a gente tem que se mobilizar, o povo reclama pouco e quando reclama não se une. Está todo mundo meio acomodado com a política do rouba mas faz. Precisamos de pessoas que tenham poder mobilizador, de líderes que consigam levar a massa para a rua. A gente tem que reclamar. È um absurdo! Recentemente estive na Argentina, ali tem ônibus, trem e metrô pra todo lado e sabe quanto custa? O metrô 0,80 pesos e o ônibus 0,90... Tudo bem, então vao me falar que o nosso metrô é referência mundial em conservação... ok,,, mas 2,30 pilas para o que é público? Será que é público mesmo? faz me rir...
Escuta, visita meu blog... eu sou atriz e tenho um grupo de contação de histórias www.grupoparampara.blogsopt.com
Vamos trocar figurinhas!
Beijocas ex cunhado de longa data

Anônimo disse...

Sinceramente eu não concordo contigo. Acho que o poder público deveria viabilizar o trânsito de veículos e que estes possuíssem equipamentos que não fossem contra o meio ambiente. Ou vai me dizer que mesmo com o melhor transporte do mundo vc iria para um motel de "busão" ou se sentiria a vontade para fazer as atrocidades que costumava fazer dentro daquele Palio? Por falar nisso, ah que saudades daquele carro!!! haha.

Anônimo disse...

É muito verdade... sem dúvida o setor imobiliário é parte GIGANTE da sujeira deste país.
Um exemplo, para vender mais casas no condomínio onde moro, a construtora mandou plantar várias árvores na frente das favelas próximas, isso em toda a extensão de um trecho grande de avenida que também foi construído só para chegar até condomínio.
É o dinheiro que manda aqui. É muito sujo e triste.
Mas ainda assim acredito que devemos em PAZ, fazer o podemos para algo mudar e a conscientização é nossa maior arma

Anônimo disse...

Vinícius.

Você vai para o Motel de dia?

E vai todo dia?

E pega uma mulher dentro do carro de dia?

Pois é. A noite não tem trânsito.

E pobre não vai pro motel

Nem tem carro.

Unknown disse...

Só pra deixar claro, as arvores foram plantadas só pra tentar esconder a favela... já que eles não conseguiram tira-las dali. Mas tenho certeza que tentaram.

Um bom final de semana a todos.

Projeto30 disse...

Energy, infelizmente pagamos o preço por morar em São Paulo, sim, São Paulo é uma marca que nós meros mortais pagamos por ela, pois tudo aqui que está relacionado com infraestrutura é muito caro.
Recentemente li uma matéria no jornal dizendo que só lá por volta de 2050 é que Sâo Paulo atingiria o nível ideal de KM de Metro, dado ao nosso ritmo de expansão...agora imagina se começarem a aparecer novas pontes como esta, quanto tempo levaremos.
Temos uma altissíma carga tributária, mesmo o gráfico de Lafer dizendo que ainda há espaço para mais avanço, é muita alta e penosa para sociedade, desta forma será muito difícil que a maioria seja privilegiada e a minoria seja esquecida, pois está minoria é que detém a maior parcela de renda da nossa não.