quarta-feira, 4 de junho de 2008

Licença para Delinquir

Quarenta mil carteiras de habilitação, caro Leitor. Esse é o número de licenças falsificadas emitidas pela quadrilha sediada em Ferraz de Vasconcelos.

O que mais impressiona é a complexidade da quadrilha. Médicos, psicólogos, agentes do DETRAN, policiais civis, delegados e, pasmem, até a corregedoria pode estar envolvida.

Que tipo de incentivo as pessoas têm para elaborar um esquema desse porte? Somente o dinheiro? Ou a certeza da impunidade? A corrupção alcançou até quem deveria investigar a polícia. Se a corregedoria apodreceu que esperanças temos nós, cidadãos, de ter um dia uma polícia correta e que prime pela segurança? Sorry periferia, nenhuma.

Há 10 anos tirei minha licença para dirigir. Fui reprovado em 3 exames. As faltas que eu cometia eram todas graves, segundo o examinador. Mas vi uma motorista derrubar as duas balizas ao estacionar e deixar o carro morrer três vezes ao longo do percurso. Saiu de lá com a carteira. O Agente da auto escola na época me dizia: É melhor pagar os caras, sai mais barato. Transferi meu processo para Caieiras e tirei minha carta lá, sem pagar.

Pode parecer um absurdo mas todo mundo conhece um cara que "tira os pontos" da carteira. A minha, suspensa por multas de rodízio, aguarda a boa vontade do DETRAN para poder voltar a valer. A burocracia é tão grande que eu desisti. Vendi meu carro. O velho artifício de criar dificuldade para vender a facilidade.

A sociedade brasileira, acostumada ao recurso fácil do jeitinho, gerou essa monstruosa deformação. Esta quadrilhas se organizam por uma simples razão: Há demanda. O cidadão não está disposto a ficar na fila por quatro ou cinco horas em busca de seu documento. Faz o que? entra na onda e recebe sua carteira em casa, com digitais falsas e tudo. Sem stress.

O que deve ser feito agora com estas pessoas que terão suas carteiras cassadas? Acusá-las de crime? Prendê-las? Ou reformular a burocracia para que se possa tirar a licença para dirigir de forma digna e sem gerar renda para bandidos? Temos que por o dedo na ferida. O Problema senhoras e senhores é que o dedo é de silicone. A ferida agradece.

Nenhum comentário: