Nova briga entre executivo e legislativo sobre um assunto antigo. O Excesso de medidas provisórias editadas pelo governo.
O Caro Leitor que acompanha o assunto deve se perguntar: Por que o governo precisa das MP's se temos uma das mais ágeis e sérias casas legislativas do mundo? A resposta é simples: Porque não temos congresso.
A administração pública em um país com as complexidades e dimensões do Brasil não pode depender do congresso para tomar atitudes. É preciso uma certa "margem de manobra"que permita ao executivo tocar o dia a dia da nação sem ter de aguardar que as casas legislativas aprovem.
Lembram-se da super receita? Uma medida provisória uniu diversas autarquias com o objetivo de diminuir despesas e facilitar a arrecadação. O resultado foi uma balbúrdia total. O Executivo teve de voltar atrás pois o congresso deixou o prazo se esgotar. Simples assim.
Agora sejamos justos. Se o governo tivesse mandado um projeto de lei para o congresso em quanto tempo ele seria votado? Sendo otimista em 2 ou 3 anos. É inviável.
O que o legislativo está fazendo é a típica atitude de quem não quer largar o osso. Sem briga política o governo é mais eficiente e os problemas são resolvidos. Isso são louros para o governo e a oposição não quer que este se fortaleça diante da opinião pública. Taxam-no de autoritário e de antidemocrático. Balela. Conversa mole para enganar os incautos.
Há quanto tempo esperamos a reforma política? Quanto tempo levará reforma tributária para ser aprovada? Alguém duvida que ficará para as calendas? É ano de eleições, ou seja, ano de congressista correr para as "bases" e deixar o país ao Deus dará.
Nossos políticos não têm senso de urgência senhoras e senhores. O deles está garantido, por dentro ou por fora. O do Brasil é que está na seringa.
terça-feira, 18 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário